Validação de Reivindicação

Forneça-nos informações para confirmar a propriedade e validar sua reivindicação.
Personagens faltando: 50
Ok, mensagem enviada.
Mensagem não enviada.

Principais Categorias

Locais

Uma das comodidades mais selecionadas na Revista Imp?rio é a Acessibilidade, porém muitos pensam que isto se refere apenas ao seu comércio físico e é por isto que nos criamos para dar um impulso ao seu SEO através de nossos Classificados e, como somos um departamento de TI a sua disposição, podemos também lhe ajudar com o seu site.

Antes de tudo, recomendamos que se mantenha o emprego de seu webdesigner, gestor de redes sociais entre outros cargos de seu departamento de TI, pois a tendência é de que estes profissionais se tornem a vida de sua instituição daqui pra frente e, se ainda não tem um profissional destes em seu quadro de funcionários, recomendamos uma avaliação rápida, mas enquanto isto vamos lhe auxiliando no possível.

Dê um impulso ao seu SEO com nossas 12 dicas de melhorias de acessibilidade

Cuidar de rampas e demais sinalizações de acessibilidade em seu estabelecimento você já conhece, mas o que você pode não conhecer é referente a otimização de seu site, que é fundamental para atender aos padrões básicos de acessibilidade, criando uma experiência positiva para todos os usuários. 

Em seu negócio físico, você está familiarizado com o conceito de acessibilidade e por que ele é uma necessidade para qualquer empresa que pretenda interagir com o público em geral. 

No Brasil, não acomodar pessoas com deficiência é uma violação da lei dos brasileiros com deficiências; acomodações razoáveis ​​devem ser fornecidas a todos que visitam o seu estabelecimento.

Mas a acessibilidade não é algo que deva ser relegado às vitrines das lojas que recebem uma quantidade constante de tráfego de pedestres a cada dia.

A acessibilidade é um assunto especialmente pertinente para empresas que fazem negócios e captam seus clientes online.

Quando você pensa sobre isso, as pessoas com problemas de acessibilidade provavelmente estariam mais interessadas em fazer negócios online, já que qualquer barreira física, visual, auditiva, de fala ou cognitiva que elas tivessem não seria um problema tão grande virtualmente. Ou então você pensaria.

O que a acessibilidade realmente  significa

Em sua essência a acessibilidade consiste em criar um ambiente que seja amigável para 100% dos visitantes, usuários, clientes e assim por diante.

Em um site, isso significa que todo o conteúdo pode ser lido, todas as imagens podem ser vistas e todas as mídias podem ser vistas.

Você pode dizer com segurança que, é o caso do seu site?

Deixe-nos explicar de outra forma:

Segundo o IBGE, existem mais de 45 milhões brasileiros adultos com deficiência, 90% dos quais usam a Internet regularmente. Além disso o número de adultos com mais de 65 anos chegará a 1,4 bilhão em 2050.

As deficiências físicas podem resultar de vários problemas e podem atingir qualquer pessoa, em qualquer idade. Independentemente do número de usuários deficientes que visitam seu site agora, mais cedo ou mais tarde você precisará preparar seu site com as acomodações adequadas para todos os usuários.

É claro que, estando com o seu(s) anúncio(s) na Revista Imp?rio estaremos cuidando de tudo isto para você em nossa plataforma que é única e exclusivamente preparada para você, seja como for. 

Atender aos padrões de acessibilidade em seu site

Idealmente a Web deve abrir mais possibilidades para pessoas com deficiência. Mas quando os proprietários de empresas, webmasters ou desenvolvedores não levam isso em consideração ao construir um site, há potencial para tantas (senão mais) barreiras de entrada do que elas experimentariam no mundo físico.

Se o site da sua empresa não está otimizado para atender aos padrões básicos de acessibilidade, esta é a hora.

Vamos listar aqui algumas razões do porquê:

  • Isso aumentará o alcance de seu público à medida que se tornar universalmente e acessível.

  • Você reduzirá as chances (embora raras, mas ainda possíveis) de um processo judicial por violação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência ou qualquer outra lei estabelecida para proteger pessoas com deficiência.

  • Isso demonstrará a dedicação de sua empresa à responsabilidade social à medida que você cria um site que realmente oferece oportunidades iguais para todos os usuários.

  • A otimização da acessibilidade geralmente leva a interfaces mais limpas, navegação mais simples e outros elementos que funcionam bem para melhorar a experiência geral do usuário. Esperançosamente, por sua vez, isso levará a um aumento na reputação da marca e, consequentemente, na fidelidade do cliente.

  • O SEO aprimorado geralmente anda de mãos dadas com a acessibilidade na web. Com uma experiência aprimorada para todos os usuários, seu site terá taxas de rejeição mais baixas, números mais altos de conversões, menos comentários negativos e outras respostas positivas – todos importantes para os mecanismos de pesquisa ao classificar um site.

Quer você esteja se preparando para tornar seu site acessível devido a reclamações recentes de visitantes ou simplesmente porque deseja fazer sua diligência como proprietário de uma empresa socialmente responsável, o objetivo geral é criar uma experiência de usuário positiva para todos. E isso é maravilhoso.

Felizmente, as acomodações que você precisa fazer para melhorar a acessibilidade são bastante simples; muitos dos quais você já deve ter feito para atender aos padrões móveis para a web.

Aqui estão 12 maneiras de otimizar seu site para acessibilidade e garantir que você cobriu todas as suas bases.

1. Design Responsivo

A maioria dos desenvolvedores e designers já sabe que os sites precisam ser compatíveis com visualização em desktop e dispositivo móvel.

Mesmo que você não tenha um designer profissional para criar seu site, a maioria dos temas ou designs de sites são desenvolvidos de forma “responsiva”, o que significa que eles são redimensionados automaticamente para serem acessíveis e legíveis em um dispositivo móvel de qualquer maneira.

Mesmo assim, é importante lembrar a todos que os sites devem ser responsivos no design para melhorar a acessibilidade, pois mesmo o sistema sendo responsivo uma má operação pode comprometer a acessibilidade do mesmo.

2. Métodos de Interação

Alguns de seus visitantes não conseguem usar um mouse, teclado ou os dedos (no celular) ao interagir com seu site.

Se você deseja reduzir a inconveniência de os usuários dependerem apenas de interações físicas com seu site, inclua opções de conversão de texto em voz.

3. Redimensionar Texto

Para alguns visitantes, a deficiência deles não será tão grave a ponto de não conseguirem ver o seu site; em vez disso, pode ser algo como a incapacidade de ver o texto se apresentado em um tamanho muito pequeno.

Como o texto superdimensionado tende a parecer desleixado em geral no web design, sua melhor aposta aqui é adicionar uma ferramenta de redimensionamento de texto para que os visitantes possam dar um zoom selecionando o tamanho que desejam que o texto seja exibido na tela.

Como alternativa, verifique se o seu site funciona em diferentes níveis de zoom do navegador.

4. Texto Alternativo

Para usuários que têm dificuldade em ver imagens em seu site, os campos de texto alternativo e legenda são muito importantes.

Dessa forma, eles não precisarão ver uma imagem para entender que tipo de contexto visual você combinou com seu conteúdo.

Basta inserir uma descrição longa sobre cada imagem em um (ou ambos) os campos de texto alternativo e legenda.

5. Transcrições

Vídeos, podcasts e qualquer outro conteúdo de streaming ou mídia interativa (incluindo mídia como infográficos) também podem representar obstáculos para os visitantes.

Para qualquer pessoa com deficiência auditiva, cega ou com alguma outra dificuldade para visualizar a mídia, fornecer legendas e transcrições é uma obrigação.

6. Mensagens simplificadas

Em geral, não é uma boa ideia encher seu site com conteúdo irrelevante. Os períodos de atenção estão diminuindo, assim sendo adicione o principal do conteúdo no inicio do texto, afinal não podemos forçar os leitores a rolarem mais de 1.000 palavras de texto em cada página.

Normalmente, também não é uma boa ideia usar jargões ou coloquialismos específicos do setor ao escrever para a web.

Quanto mais simples for a linguagem, melhor. (A diferença seriam os artigos de formato longo que oferecem conteúdo de valor, como estas postagens aqui, é claro!)

7. Organização do Texto

Como parte do processo de simplificação do site (e design), lembre-se de usar títulos grandes e claros no topo de cada página. Isso ajudará na legibilidade da página, bem como na navegação.

No corpo do texto em cada página, use títulos de cabeçalho óbvios, quebras de seção e abundante espaço em branco para que os visitantes tenham um campo visual claro para ler.

8. Cor do Texto

Embora você possa não achar que usar texto de hiperlink em vermelho seja uma má ideia – especialmente porque você não vê a concorrência fazendo isso – pode ser problemático para visitantes daltônicos.

A cor, em geral, pode ser uma coisa complicada de se trabalhar por causa das implicações psicológicas e emocionais por trás dela, mas a capacidade real das pessoas de vê-la também pode ser problemática.

Encontre uma ferramenta de verificação de daltonismo para garantir que todas as cores que você usa – do logotipo às imagens, bem como do texto simples ao contraste do fundo – funcionem para todos os usuários.

Segundo as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web, nunca devemos transmitir informações somente por meio de cores. 

9. Dicas direcionais

Para usuários com deficiências cognitivas ou que simplesmente não são tecnologicamente experientes, é imperativo ter dicas direcionais disponíveis para ajudá-los.

As dicas de ferramentas são uma dessas ferramentas que podem ajudar se um usuário travar.

Para outros usuários, podem ser os pequenos toques adicionados a um design (como setas em um controle deslizante ou uma frase de chamariz que na verdade se parece com um botão clicável) que ajudam a designar onde estão os elementos interativos do seu site.

10. Limpar navegação

Uma navegação consistente e clara é útil para todos que visitam seu site  incluindo você.

A última coisa que você quer é enterrar informações difíceis de acompanhar, mas extremamente importantes em seu site.

Certifique-se de que a navegação seja fácil de encontrar e sempre acessível na parte superior do seu site, e certifique-se de que cada etiqueta esteja claramente escrita em termos simples que todos entendam. 

11. Pesquisa Interna

Para alguns usuários, um menu de navegação não será de muita ajuda.

É por isso que fornecer uma barra de pesquisa interna que está sempre presente no topo do site (ou em páginas relevantes, como para produtos de comércio eletrônico) faz sentido para muitos sites.

Idealmente, a barra de pesquisa deve vir também com recursos de pesquisa por voz.

12. Instruções do formulário

Os formulários de contato são uma parte essencial do site de cada empresa, sejam eles para inscrições em boletins informativos, compras, solicitações de suporte ou alguma outra finalidade totalmente.

Se pretende abrir as linhas de comunicação aos visitantes, com os telefonemas a perderem a viabilidade a cada dia que passa, é necessário um formulário. Mas para visitantes com problemas de compreensão, os rótulos de campo podem melhorar sua capacidade de preencher as informações que estão sendo solicitadas sem problemas.

Pensamentos finais

De acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência:

“’Adaptação razoável’ significa modificações e ajustes necessários e apropriados que não imponham um encargo desproporcional ou indevido, quando necessário em um caso particular, para garantir às pessoas com deficiência o gozo ou o exercício em igualdade de condições com os outros de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais.”

Além disso, a ONU explica que a forma de atender a essa acomodação razoável é por meio do desenho universal.

A lista acima com uma dúzia de maneiras de fazer isso, pode normalmente ser considerada um exagero no desenvolvimento da web simplesmente por causa do trabalho extra que precisa ser feito para implementá-las. No entanto, cada ajuste visa criar uma experiência mais agradável para todos os usuários no final do dia, o que, sem dúvida, faz com que valha a pena investir tempo e energia e é isto que fazemos por você na Revista Imp?rio. 😉